ConteúdosDeAjuda > AjudaParaAdministradores > AjudaNaConfiguração > AjudaComTemas

O MoinMoin tem um sistema de plugins de temas que torna fácil alterar o aspecto sem tocar no código central. Como utilizador, pode escolher entre vários temas diferentes que são pré-instalados1. Como utilizador, deve conseguir alterar o tema de apresentação, na página das PreferênciasDoUtilizador. Só não o conseguirá fazer, se o administrador do wiki tiver optado por desactivar a possibilidade de alterar o tema por omissão.

Instalar Temas

Encontrará temas adicionais se visitar o Mercado de Temas e descarregar os arquivos aí existentes. Por favor, certifique-se que o tema escolhido é compatível com a sua versão do MoinMoin!

Não basta copiar toda a directoria para uma directoria de temas. Isso não funcionará. Para instalar um novo tema, siga as instruções do autor do tema. Normalmente, tem dois localizações diferentes:

  1. A directoria onde se concentram todos os temas
    • Extraia o arquivo e coloque a directoria do tema aqui (deve conter duas directorias: `css/` e `img/`).
  2. A directoria `data/plugin/theme`
    • Mova o script do tema para aqui (tem o mesmo nome do tema, mas tem `.py` como extensão).

O seu tema deve ficar agora disponível. Talvez seja necessário sair e voltar a entrar no moin ou limpar a cache para poder ver o seu tema. Para ver as opções de configuração, por favor consulte o tópico AjudaNaConfiguração.

Personalizar Temas

Pode personalizar o tema pré-intalado, mas é melhor fazer uma cópia para começar. Para o fazer, siga os passos seguintes (vejamos o tema `modern` como exemplo):

  1. Faça uma cópia do tema 'modern' na directoria de temas e chame-lhe 'mytheme'
  2. Copie o script deste tema `MoinMoin/theme/modern.py' para `data/plugins/theme/mytheme.py'
  3. Edite o ficheiro 'mytheme.py' e altere pelo menos a variável name = "modern" para {name ="mytheme"

  4. Deve ser capaz de ver o seu novo tema. Pode ser necessário reiniciar o servidor se estiver a trabalhar num MoinMoin auto-executável.

  5. Depois disso, pode começar a editar os ficheiros na directoria de temas.

A localização da directoria de temas depende da instalação do wiki (para mais informações, consulte o tópico AjudaNaInstalação).

A melhor forma de alterar o aspecto visual do seu sítio wiki é herdar os estilos por omissão do MoinMoin e só alterar as coisas que deseja adaptar ao seu gosto. Isto evita o trabalho relacionado com a cópia de novos estilos adicionados durante o desenvolvimento para as suas folhas de estilo. Para o fazer, utilizamos o mecanismo CSS `@import` da seguinte forma:

@import url("/moin_static160/modern/css/common.css");

h1,h2,h3,h4,h5 {
    background-color: #88CCFF;
}

Na primeira linha, importamos os estilos habituais por omissão que são distribuídos com o MoinMoin. Talvez tenha de alterar o URL para se ajustar à instalação do seu sistema e/ou à versão do MoinMoin.

Nas linhas seguintes, alteramos a cor de fundo dos cabeçalhos. E pronto.

Para mais informações, visite o wiki css-discuss.

Para criar o CSS editável à maneira do wiki, consulte o plain.css.

Modificar a configuração do wiki

Pode personalizar o seu wiki, modificando a configuração do wiki da seguinte forma:

  1. head
    • config.html_head é adicionado ao elemento <head> em todas as páginas, enquanto

  2. body
    • pode utilizar alguns fragmentos de HTML para personalizar o aspecto do moin (referimo-nos ao tema `classic`, os outros podem ser diferentes) - eis uma sequência de apresentação:
    • header (cabeçalho):
      • config.page_header1
      • config.logo_string - utilize para alterar o logótipo (normalmente no topo-esquerdo da página)
      • username, title
      • iconbar
      • config.navi_bar - é uma lista de nomes de páginas que são adicionados à área de title, se for None, nenhuma barra de navegação será adicionada.
      • trail
      • config.page_header2
      • msg
    • página do wiki
    • footer (rodapé):
      • config.page_credits
      • config.page_footer1
      • Edit``Text, search forms, actions
      • config.page_footer2
  3. Como utilizador do wiki, pode sobrepor as definições CSS do tema, colocando o seu URL de utilizador CSS nas PreferênciasDoUtilizador - este CSS é carregado depois do tema CSS, assim pode sobrepor tudo o que quiser alterar. O seu ficheiro CSS tem de ter como codificação a UTF-8 (ASCII também serve, uma vez que é um sub-conjunto da codificação UTF-8).

Agora, os `page_header1`, `page_header2`, `page_footer1` e `page_footer2` podem ser chamados e serão chamados com o objecto "solicitado" como um argumento único (tenha em consideração que deve aceitar quaisquer argumentos de palavra-chave para que seja compatível com alterações futuras).

Criar um novo Tema

Se quiser pode criar também um novo tema. A melhor forma é copiar um tema já existente como o `modern`. Terá também de renomear o script do tema e alterar a variável `name` dentro deste script. Se for um programador de Python pode começar a programar uma nova interface de utilizador, programando um novo script de tema para o seu tema. Quando actualizar o MoinMoin, os seus temas não serão afectados - funcionarão na nova versão, ou necessitarão apenas de algumas pequenas alterações devido às alterações API do tema. (Para mais informações, consulte o tópico DesenvolvimentoDoMoin/DesenvolvimentoDeTemas)


  1. Numa instalação standard do MoinMoin existem os temas "classic", "modern" e "rightsidebar" (1)